Veja as diferenças entre argamassa AC1, argamassa AC2 e argamassa AC3:

26/04/2024 15h10 - Atualizado em 26/04/2024 15h11 por contatolalm

O que é argamassa?

A argamassa é um material versátil na construção civil, que se encontra disponível em diferentes tipos. De modo geral, é a mistura entre cimento, areia, cal e água, podendo ser produzida também com a adição de outros materiais.

A principal função da argamassa é ser uma espécie de cola entre duas superfícies. Por ser uma massa mole, ela consegue ser maleável para adequação em diferentes relevos. Assim, com o passar do tempo, vai endurecendo e ganhando a resistência necessária para garantir durabilidade a revestimentos e estruturas.

Ela é usada em obras para o assentamento de pisos, azulejos, tijolos, blocos estruturais e cerâmicos, entre outros

Contudo, é importante ter em mente que os diferentes tipos de argamassa, na verdade, dizem respeito a uma determinada função. Em outras palavras, há uma argamassa específica para cada tipo de utilização.

O que é argamassa colante AC?

A argamassa colante é o material de construção ideal para o assentamento de cerâmica, porcelanato e pedras como mármores e granitos. Ela está disponível nas versões de argamassa AC3, argamassa AC2 e argamassa AC1, conforme o lugar de aplicação, as variações de temperatura, o tipo de revestimento e as dimensões da peça.

Um dos principais pontos de destaque da argamassa colante é sua flexibilidade. Em comparação com a argamassa comum, ela acompanha o movimento das peças assentadas no piso ou na parede, que é uma característica importante, já que, com a passagem do tempo e as variações climáticas, a estrutura de um imóvel sofre alterações.

Com a argamassa colante, é possível ainda o maior controle da umidade e, por isso, não é preciso molhar as placas e o contrapiso para fazer o assentamento. Esse tipo de argamassa é também simples de preparar e fácil de aplicar, garantindo mais produtividade para sua obra.

Quais as diferenças entre as argamassas AC1, AC2 e AC3?

A argamassa é um produto versátil e indispensável entre os materiais de construção. Dentre elas, a argamassa colante é uma das principais por possibilitar o assentamento eficiente de cerâmicas, porcelanatos e pedras, que valorizam a decoração de um ambiente.

Todavia, é preciso conhecer, antes da compra, os diferenciais entre argamassa AC2, argamassa AC3 e argamassa AC1, já que cada uma tem suas especificidades e funções, conforme a quantidade de aditivo presente na fórmula.

Argamassa AC1

A argamassa AC1 é uma boa pedida para instalação de pisos e revestimentos de até 60 x 60 cm. Essa argamassa é conhecida pela resistência à temperatura e à umidade, o que garante versatilidade ao produto.

Argamassa AC2

As opções de argamassa AC2 são interessantes para áreas em que há exposição climática e é preciso resistência a intempéries, garantindo a durabilidade da instalação do piso ou revestimento.

Argamassa AC3

Indicada para aplicação de peças maiores de 60 x 60 cm, a argamassa AC3 é a campeã em termos de aderência, o que possibilita o uso em locais que recebem insolação direta. Em outras palavras, sua formulação torna essa argamassa altamente resistente às variações de temperatura.

Onde usar cada tipo de argamassa?

Os diferenciais técnicos de cada tipo de argamassa possibilitam a instalação de pisos e revestimentos em diferentes ambientes, uma vez que cada uma delas tem uma quantidade própria de aditivos em sua formulação.

Para instalação de pisos e revestimentos em ambientes internos, considere a argamassa AC1. Ela é ideal para uso em áreas secas, como salas, quartos, corredores, e áreas úmidas, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

A argamassa AC2, por sua vez, é recomendada para assentamento de revestimentos e pisos de áreas externas, expostas a variações do tempo. O produto é interessante para revestir, por exemplo, fachadas e piscinas de água fria.

Já a argamassa AC3 é altamente aderente e aguenta temperaturas elevadas. Por esse motivo, essa argamassa é a melhor escolha para ambientes com presença de calor, como saunas e piscinas de água aquecida.

 

Dicas e cuidados na utilização de argamassa colante

Embora seja um material de alta aderência, endurecimento e flexibilidade, algumas dicas de como utilizar a argamassa colante tornam seu uso mais eficiente.

Para utilizar sua argamassa AC1, argamassa AC2 e argamassa AC3, utilize uma desempenadeira em bom estado e confira se a superfície que vai recebê-la está plana e limpa. Depois, faça a aplicação de uma camada de argamassa colante sobre toda a área do piso com a parte lisa da desempenadeira. Com o lado dentado da desempenadeira a uma inclinação de 60° da base, termine de aplicar a argamassa.

A argamassa colante absorve e endurece quando há água. Logo, o ideal é não armazenar o material em contato direto com o chão e as paredes. Uma dica é colocar os sacos de argamassa a 15 cm de distância do solo e a 30 cm de distância da parede, em tablados ou plataformas, permitindo sua boa conservação.

A LALM ENGENHARIA presta serviços de REFORMAS E CONSTRUÇÕES, desde o projeto arquitetônico até a conclusão da obra. Entre em contato conosco para REFORMAR, PROJETAR E CONSTRUIR - (31)99963-6411 ou (35)99962-6410.

 

Fonte: https://www.leroymerlin.com.br/


Veja as diferenças entre argamassa AC1, argamassa AC2 e argamassa AC3:

Mais queridinhas

Drenagem urbana em terreno declive
Construção

Drenagem urbana em terreno declive

Leia Mais →
Cargos e funções da construção civil na obra
Construção

Cargos e funções da construção civil na obra

Leia Mais →
Tubulões a céu aberto
Construção

Tubulões a céu aberto

Leia Mais →
Não compre, CONSTRUA!
Construção

Não compre, CONSTRUA!

Como você sabe, analistas financeiros são...
Leia Mais →
Construímos a sua Casa
Construção

Construímos a sua Casa

Com certeza você está sonhando com os...
Leia Mais →