Cada vez mais populares, essas estruturas são uma boa opção diante de prazos apertados ou para otimizar custos na construção.
Muito ágeis, sustentáveis e duráveis, as estruturas pré-moldadas, bastante utilizadas em vários países, estão cada vez mais populares no Brasil. Capazes também de reduzir resíduos e o desperdício de materiais, tornaram-se uma alternativa interessante na construção civil.
Essas estruturas, que seguem as normas ABNT NBR 14.931/2004 (Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento) e ABNT NBR 12.655/2015 (Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento), são fabricadas em um espaço apropriado e chegam ao local da obra prontinhas para serem, literalmente, encaixadas na produção. Basta apenas finalizar.
Dependendo das características do seu projeto, o investimento em pré-moldados pode ser muito interessante. Essas estruturas, como lajes, vigas e pilares, por exemplo, são confeccionadas a partir da colocação de concreto em um molde que dá forma à estrutura desejada.
Ao adquirir firmeza e resistência, essas peças são levadas ao canteiro de obras para que possam ser incorporadas à construção. Vale a pena lembrar que não é necessário estar com toda a base da edificação pronta para dar início à produção dessas estruturas.
Se a ideia é economizar, o custo de investir nos pré-moldados pode ser mais vantajoso que fazer o concreto na área da obra. Além de ter um tempo de construção menor, pode impactar positivamente no orçamento. Analise e pense nessa possibilidade, que já é bastante comum em projetos de grande porte, como edifícios e espaços públicos.
Vale a pena investir em pré-moldados?
Antes de tomar a decisão final sobre a adoção dos pré-moldados em sua obra, é interessante observar algumas características dessas estruturas. Dependendo, elas podem se tornar pouco vantajosas. Confira:
Vantagens dos pré-moldados
No mercado, existem dois tipos de estruturas pré-moldadas: de concreto, as mais conhecidas e bastante usadas em casas ou edifícios, e as de aço (muito requisitadas em projetos industriais). Descubra agora os benefícios dessas estruturas:
Como o processo de cura do concreto acontece em um local controlado, de acordo com as melhores condições de umidade e temperatura, por exemplo, essa peça adquire mais qualidade, uma melhor resistência e é mais durável na comparação com a produção realizada no próprio canteiro de obras.
Produzidos com materiais de baixo impacto ambiental ou reciclados, os pré-moldados destacam-se por gerar poucos resíduos. Como chegam prontos ao canteiro, também não há entulhos. Vale a pena lembrar que essas estruturas também podem ser reutilizadas.
A agilidade é um dos principais ganhos do uso de pré-moldados. Essa estrutura permite adiantar a produção dos materiais, independentemente da fase de execução em que está o projeto.
Por contarem com um processo padronizado de fabricação, essas peças têm um controle de qualidade maior. Esse aspecto positivo também é sinônimo de segurança..
Os pré-moldados também deixam o canteiro de obras mais limpo e organizado. Essa medida traz ganhos de produtividade ao projeto.
Normalmente, o preço de um pré-moldado é mais vantajoso do que produzir o concreto no próprio local da obra. Faça uma boa pesquisa e analise o orçamento disponível.
Existem muitas variáveis que podem fazer com que o orçamento inicial de um projeto fuja do controle. A execução da estrutura por meio da construção tradicional é uma delas. Nesse caso, é preciso contar com mais mão de obra, pensar na compra de todos os insumos para a execução da estrutura, além de monitorar o processo para que não existam desperdícios.
Com o uso de pré-moldados, o risco de ocorrerem imprevistos de ordem financeira na obra é reduzido, visto que você saberá exatamente o custo das peças antes mesmo de precisar delas na obra.
A LALM ENGENHARIA presta serviços de REFORMAS E CONSTRUÇÕES, desde o projeto arquitetônico até a conclusão da obra. Entre em contato conosco para CONSTRUIR, REFORMAR E RECUPERAR ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO - (31)99963-6411 ou (35)99962-6410.
Fonte: https://blog.balaroti.com.br/