Sistemas de construção e reformas financiadas pela Caixa

01/04/2022 08h50 - Atualizado em 29/03/2022 16h40 por JesicaAdmin

A CAIXA tem a linha de crédito ideal para construir, concluir, reformar e ampliar Unidades Habitacionais. Para que se analise a proposta de concessão de financiamento imobiliário é necessário que o cliente apresente o formulário Proposta de Construção Individual – CAIXA (PCI) preenchido e os documentos necessários para sua qualificação e do imóvel. O formulário PCI está disponível nas Agências da CAIXA e nos Correspondentes CAIXA AQUI (CCA).

Na Proposta de Construção Individual (PCI) o Proponente e seu Responsável Técnico apresentam para a CAIXA as informações do projeto, o orçamento previsto e o planejamento para execução da obra.

Atualmente a CAIXA oferece quatro modalidades de financiamento para construção de imóveis residenciais para Pessoa Física:

a) Aquisição de Terreno e Construção;

b) Construção em Terreno Próprio;

c) Conclusão (somente Programa Casa Verde e Amarela); e

d) Reforma e/ou Ampliação.

A obra deve possuir Responsável Técnico com inscrição no CREA, CAU ou CFT/CRT e, em caso de substituição deste profissional durante a fase de obra, o Cliente deverá comunicar a CAIXA e apresentar os documentos comprobatórios pertinentes.

Atualmente a CAIXA financia até 80% do valor total da obra, a depender da modalidade de financiamento, e o prazo de amortização varia entre 120 e 420 meses para modalidades SBPE e 120 a 360 meses para modalidades FGTS/PVCA.

A medida em que o cronograma é cumprido com a execução das obras, o cliente solicita a liberação de parcela à Agência ou ao CCA onde seu financiamento foi contratado e, após cumpridos os pré-requisitos, os recursos são disponibilizados na conta sob a forma de reembolso.

O processo de financiamento funciona basicamente da seguinte forma:

1) Simulação: Essa parte é destinada para a inserção dos dados no site, para que seja possível descobrir o valor da prestação, prazo e outras circunstâncias necessárias para financiar a construção da propriedade. É uma maneira de descobrir de forma prévia se, de acordo com o seu perfil e sua situação financeira, consegue contar com o programa para realizar a construção do seu imóvel.

2) Análise de crédito: Com as documentações pedidas no endereço eletrônico do programa, o próximo passo para solicitar o empréstimo da Caixa para construção é ir até uma agência bancária para conversar com um gerente. Nesta etapa do processo será possível verificar a possibilidade de usar o FGTS e conferir o tipo de crédito que se adequa às características do seu perfil financeiro.

3) Avaliação de engenharia: Este é o momento em que a instituição financeira avalia o valor e as condições de uso do terreno.

4) Efetivação do acordo: Se tudo certo nas etapas anteriores, então o contrato deverá ser assinado e reconhecido em um cartório de imóveis para que a liberação do crédito para o financiamento da construção seja de fato validada.

5) Pagamento das prestações: A etapa final consiste em efetuar o pagamento das parcelas mensais da concessão, podendo ser por débito em conta, pelo site ou aplicativo Habitação Caixa, lotérica ou em uma das agências do próprio banco da Caixa.

O empréstimo ainda conta com a integração de programas como o antigo Minha Casa, Minha Vida, o atual Casa Verde e Amarela, que pode subsidiar o valor do terreno ou da construção.

Fonte: Caixa Cartilha-Habitação-PF


Sistemas de construção e reformas financiadas pela Caixa

Mais queridinhas

Drenagem urbana em terreno declive
Construção

Drenagem urbana em terreno declive

Leia Mais →
Cargos e funções da construção civil na obra
Construção

Cargos e funções da construção civil na obra

Leia Mais →
4 dúvidas comuns sobre selantes PU
Construção

4 dúvidas comuns sobre selantes PU

Leia Mais →
Tubulões a céu aberto
Construção

Tubulões a céu aberto

Leia Mais →
Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?
Construção

Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?

Leia Mais →