Sistema de formas de madeira para concreto armado

29/04/2022 08h00 - Atualizado em 27/04/2022 17h37 por JesicaAdmin

As formas para concreto são os moldes de toda a estrutura da obra, e sem elas é impossível fazer lajes, paredes de concreto, colunas ou pilares para a sustentação.  São necessárias para toda estrutura que se utilize amplamente de concreto na sua construção.

FUNÇÃO:

  • Dar a forma ao concreto fresco na geometria desejada;
  • Obter superfície do concreto com a textura requerida;
  • Conter o concreto fresco e sustentá-lo até que atinja resistência mecânica necessária;

UTILIZAÇÃO:

  • Fundações (blocos e sapatas);
  • Pilares;
  • Vigas;
  • Vigas paredes;
  • Cintas;
  • Lajes;

FORMAS DE MADEIRA:

São as mais simples, facilmente construídas por carpinteiros e até pelos pedreiros da obra. Normalmente utilizadas em obras pequenas ou médias, onde a concretagem ocorre apenas algumas vezes.

As peças de madeira usadas na construção civil são comercialmente fornecidas em forma de pontaletes, sarrafos, tábuas e vigas. No Brasil, as espécies mais utilizados são as madeiras serradas de pinho e pinus.

PREPARAÇÃO DAS FORMAS PARA CONCRETAGEM:

O processo de preparação das formas envolve alguns cuidados especiais, um deles é o nivelamento, as estruturas de concreto em geral, salvo em caso de peças pré-moldadas, são construídas no local da obra e isso exige muita atenção quanto as suas dimensões e alinhamento dos elementos estruturais, depois de preencher o elemento com concreto usinado não será mais possível alterar sua posição, por isso, é preciso garantir que tudo esteja em seu devido lugar, do contrário, surgirão problemas que acompanharão a edificação por toda sua vida útil. 

O alinhamento pode ser feito por meio de ferramentas comuns no dia a dia do canteiro de obras como por exemplo, prumo, nível de mão ou nível a laser, para cada tipo de elemento deve-se dar atenção especial ao uso correto destas ferramentas, por exemplo, os pilares são elementos verticais e, portanto, devem estar alinhados nos dois planos verticais simultaneamente, as vigas e lajes, por sua vez, são elementos que precisam estar alinhados horizontalmente.

Outro cuidado importante é no escoramento das formas, o peso do concreto deve ser considerado na hora de dimensionar o espaçamento entre as escoras para evitar o surgimento de ondulações na forma, prejudicando assim as dimensões do elemento de concreto, principalmente no escoramento das lajes onde o peso da estrutura de concreto é elevado.

Antes da aplicação do concreto, é preciso garantir que as formas estejam completamente limpas e úmidas, desta forma, evita-se que impurezas se misturem ao concreto gerando pontos de fragilidade, onde poderá ocorrer o surgimento de patologias com o passar dos anos, isso pode ser feito fazendo uma inspeção manual com a intenção de se retirar resíduos de grandes dimensões, também é possível utilizar uma lavadora de pressão para retirar o pó e resíduos menores.

CUSTOS:

As fôrmas, de um modo geral, apresentam o seguinte percentual em relação a um edifício convencional:

  • 40% a 50% do custo total das estruturas de concreto armado;
  • A estrutura representa em média no mínimo 20% do custo total de uma obra;
  • Concluindo que o custo da fôrma representa 8% a 10% do custo da obra, sendo as fôrmas racionalizadas ou otimizadas;
  • Responsáveis por 60% das horas-homens gastas para a execução da estrutura, sendo os demais 40% pelas atividades de armação e concretagem;


Fonte: aegrupo e Concreto Usinado


Sistema de formas de madeira para concreto armado

Mais queridinhas

Drenagem urbana em terreno declive
Construção

Drenagem urbana em terreno declive

Leia Mais →
Cargos e funções da construção civil na obra
Construção

Cargos e funções da construção civil na obra

Leia Mais →
4 dúvidas comuns sobre selantes PU
Construção

4 dúvidas comuns sobre selantes PU

Leia Mais →
Tubulões a céu aberto
Construção

Tubulões a céu aberto

Leia Mais →
Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?
Construção

Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?

Leia Mais →