Água em excesso dentro do solo podem enfraquecê-los, causando diversos problemas. O manejo da água pluvial ou de superfícies freáticas dentro do solo é um dos aspectos mais importantes que influenciam o desempenho a longo prazo da estrutura.
A importância de um sistema de drenagem eficiente por trás das estruturas de arrimo (muros de contenção de concreto, estacas secantes, paredes diafragma e estruturas em contato com solo), e dentro de encostas é bastante conhecido, mas as vezes não é tomado como importante. O que na maioria das vezes derruba um muro é a água da chuva. Não é coincidência os desastres ocorrerem sempre em períodos chuvosos.
Todo muro de contenção deve ter um sistema de drenagem eficiente, esse é um passo muito importante, pois em muitos casos o muro de arrimo sede por não ter um sistema de drenagem próprio.
Quando não existe uma drenagem adequada, a água da chuva ao penetrar no solo chegara até o muro e por não ter para onde ir, vai ficar acumulada e com isso exercer uma forte pressão sobre o muro.
Um sistema de drenagem muito utilizado é com barbacãs, que são canos de PVC furados. Ao redor dos canos deve ser usado camadas de materiais drenantes como a brita, onde o fluxo de água é direcionado até os tubos perfurados que faz a drenagem da água. Para diminuir a carga sobre o muro e permitir o livre escoamento da água da chuva sobre as massas de solo adjacentes, é utilizado um revestimento impermeabilizante.
Para saber se a drenagem está funcionando é simples, basta observar. Se em dias de chuva a água estiver escorrendo pelos tubos é que o seu sistema de drenagem está funcionando corretamente.
Fonte: ART Blocos