Sistema de Coberturas

20/06/2022 08h40 - Atualizado em 20/06/2022 08h37 por JesicaAdmin

Uma cobertura tem primariamente a função de proteger as edificações contra a chuva, vento e sol. As características delas vão depender basicamente do propósito da edificação, disponibilidade de materiais, tradições locais e da grande variedade de concepções arquitetônicas.

- Partes utilitárias: impermeabilidade, isolamento térmico e acústico, leveza;

- Partes estéticas: forma e aspecto harmônico com a linha arquitetônica, dimensão dos elementos, textura e coloração;

- Partes econômicas: custo da solução adotada, durabilidade e fácil conservação dos elementos.

Para elaborar uma cobertura ideal, o profissional deve observar os fatores principais como o clima, como cada região tem um clima, cada edificação precisa de um tipo de cobertura mais detalhada.

TIPOS DE COBERTURAS

- Coberturas minerais: De origem mineral, como pedras em lousas (placas), hoje são utilizadas em coberturas mais acentuada declividade (50% < d > 100%)

- Coberturas vegetais rústicas (sapé): não pode ser utilizada em construções provisórias ou decorativa, a matéria utilizada são folhas de arvore amarradas sobre estrutura de madeira.

- Coberturas vegetais beneficiadas: são executadas com pequenas tabuas (telhado de tabuinha) ou também por tábuas corridas superpostas;

- Coberturas com membranas: são de membranas plásticas (lonas), colocadas sobre estruturas metálicas ou de madeiras;

- Coberturas em malhas metálicas: é um sistema estrutural sofisticado, feito em estruturas metálicas articuladas, com vedação alguns tipos de vedação como elementos plásticos, acrílicos ou vidros.

- Coberturas tipo cascas: são estruturas de lajes em arcos, em concreto armado, tratadas com sistemas de impermeabilização;

TIPOS DE TELHADOS

Telhado nada mais é que coberturas caracterizadas pela existência de uma armação como um sistema de apoio de cobertura, e revestida com telhas. É o sistema construtivo mais utilizado na construção civil, especialmente nas edificações.

  • Uma água ou meia água: É o telhado mais simples e barato de construir, ele é somente uma superfície plana, com declividade, cobrindo uma pequena área edificada.
  • Duas águas: São duas superfícies, com declividade iguais, ou distintas em altura, sempre unidas por uma linha central, onde fica localizada a cumeeira.
  • Três águas: São telhados de áreas triangulares, tendo três caídas unidas por linhas de espigões.
  • Quatro águas: É uma cobertura de quadriláteras, de formas tanto regulares como irregulares.
  • Múltiplas águas: São coberturas onde as plantas são determinadas por superfícies poligonais quaisquer, tendo várias caídas.

COBRIMENTO OU TALHAMENTO

Hoje o mercado está oferecendo um leque de opções para cobrimento de uma edificação, a escolha e parte mais específica de um projeto, onde depende de diversos fatores, entre eles o mais comentado é o custo, ele é quem irá determinar o patamar de exigência em relação à qualidade final do conjunto.

Fatores para um bom cobrimento:

– Ele deve ser impermeável, sendo está a condição fundamental mais relevante

- Deve possuir articulação para permitir pequenos movimentos;

– Resistente o suficiente para suportar as solicitações e impactos;

– Ser durável e devem manter-se inalteradas suas características mais importantes;

– Possuir leveza, com peso próprio e dimensões que exijam menos densidade de estruturas de apoio;

- E por fim deve proporcionar um bom isolamento térmico e acústico.

Segue alguns tipos mais utilizados de materiais para cobrimento:

Telhas cerâmicas: São tradicionalmente usadas na construção civil; com elas existe alguns tipos principais como: francesa, colonial, plan, romana, plana ou germânica.

Telhas de vidro: Formatos similares às telhas cerâmicas; são mais utilizadas para propiciar a iluminação.

Telhas de fibrocimento: São fabricadas com cimento e fibras de amianto, sob pressão; são incombustíveis, leves, resistentes e de grande durabilidade; também de fácil instalação, existindo peças de concordância e acabamento, e exigindo estrutura de apoio de pouco volume;

Chapa de aço zincado: Existem perfis ondulados, trapezoidais e especiais; também podem ser obtidas em cores, com pintura eletrostática; permitem executar coberturas com pequenas inclinações; podem ser fornecidas com aderência na face inferior de poliestireno expandido para a redução térmica de calor;

Telhas de concreto: Telhas produzidas com traço especial de concreto leve, proporcionando um telhado com 10,5 telhas por metro quadrado e peso de 50 kg/m2; perfis variados com textura em cores obtidas pela aplicação de camada de verniz especial de base polímero acrílica; alta resistência das peças, superior a 300 kg.

Telhas autoportantes: Executadas com chapas metálicas ou concreto protendido, em perfis especiais (autoportantes) para vencer grandes vãos, variando de 10 a 30 metros, em coberturas planas e arcadas, sem a existência de estrutura de apoio; utilizadas em construções de galpões industriais, agrícolas, esportivos, hangares etc.

Telhas plásticas: Fornecidas em chapas onduladas e trapezoidais, translúcidas e opacas, de PVC ou Poliester e em cores;

Telhas de alumínio: É o material mais leve, e de maior custo; fornecidas em perfil ondulados e trapezoidais; refletem 60% das irradiações solares, mantendo o conforto térmico sob a cobertura. São resistentes e duráveis; cuidado deve ser observado para não apoiar as peças diretamente sobre a estrutura de apoio em metal ferroso, as peças devem ser isoladas no contato.

Fonte: Maxi Educa


Sistema de Coberturas

Mais queridinhas

Drenagem urbana em terreno declive
Construção

Drenagem urbana em terreno declive

Leia Mais →
Cargos e funções da construção civil na obra
Construção

Cargos e funções da construção civil na obra

Leia Mais →
4 dúvidas comuns sobre selantes PU
Construção

4 dúvidas comuns sobre selantes PU

Leia Mais →
Tubulões a céu aberto
Construção

Tubulões a céu aberto

Leia Mais →
Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?
Construção

Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?

Leia Mais →