Não tem jeito. Certas mudanças em sua casa não podem ser feitas sem algum quebra-quebra e uma boa quantidade de sujeira. Este termina sendo um empecilho que desestimula muitas reformas ou ajustes que planejamos para deixar o lar mais arrumado. A troca do piso é uma delas, certo?
Errado! É possível sim, renovar o piso sem remover o revestimento, tornando essa tarefa mais simples, rápida e sem tanta bagunça. Neste post vamos mostrar algumas técnicas e materiais para fazer isso. Confira!
Piso vinílico
A facilidade de instalação é um dos grandes diferenciais do vinílico quando se deseja renovar piso sem remover revestimento. Ainda conta a seu favor a variedade de cores e estampas, o que permite montar ambientes mais sofisticados.
O piso vinílico pode ser instalado sobre cerâmicas, porcelanatos pisos de pedra e cimento. A instalação pode ser feita com a colagem das chapas ou apenas por encaixa, dependendo do modelo escolhido.
O principal cuidado antes de instalá-lo é certificar-se de que o revestimento anterior está limpo e nivelado.
Cimento queimado
Com popularidade em alta, o cimento queimado é outro material que cumpre bem a função de renovar piso sem remover revestimento. Ele pode ser instalado sobre diferentes acabamentos, como porcelanatos e cerâmicos.
Impermeável, fácil de limpar e bastante resistente, o cimento queimado também se adéqua com facilidade a diferentes estilos de decoração. Pode ser utilizado em ambiente internos ou externos e oferece várias opções de cores. Além de tudo ele pode ser aplicado com acabamento fosco, brilhante ou acetinado.
Laminado
Assim como o piso vinílico, o laminado também é de fácil instalação. Este revestimento pode ser aplicado rapidamente por meio do encaixe das lâminas sobre uma manta que garante aderência e conforto acústico.
Sua única restrição diz respeito à umidade, para a qual não tem tanta resistência. Sendo assim, mantenha-o distante de ambientes molhados. Também não oferece tantas variedades no que diz respeito às estampas, mas é uma opção de custo reduzido, que pode ser uma ótima solução.
PVC
Caso o orçamento seja um componente determinante, os pisos em PVC podem ser a melhor escolha. Além de mais baratos eles também são extremamente simples na hora da instalação.
O PVC oferece outras vantagens: é um revestimento impermeável, seguro, já que é antideslizante, silencioso e permite simular diferentes opções de acabamento. Em contrapartida, é um piso mais suscetível a danos como riscos, por exemplo. Pode ser uma boa opção se você pensa em uma solução temporária, até o momento de reforma maior, quando o orçamento permitir.
Cerâmico
Se você procura por uma solução mais definitiva, mesmo sem remover o piso anterior, pode optar por um revestimento cerâmico. Ele pode ser aplicado sobre diferentes materiais, desde que tomados alguns cuidados para aumentar sua vida útil.
Primeiramente, o piso anterior deve estar adequadamente nivelado. Para garantir melhor resultado, utilize argamassa colante específica para instalação sobre piso, o que amplia sua durabilidade.
Fonte: blog.tendtudo.com.br