Uma casa ou apartamento com pisos de madeira fica com ar belo, rústico e sofisticado, além desse material ser bastante resistente. Há vários tipos e formatos de madeira, e quanto mais escura, mais dura. Porém, assim como qualquer assoalho, o desgaste acontece, logo a limpeza e a manutenção devem ser constantes para que não seja necessária uma reforma completa.
Mas em alguns casos, não há o que fazer. Embora trabalhoso, não é difícil deixar o piso de madeira impecável e com ótima aparência. Para a reforma, a recuperação é bem sucedida quando há riscos, mofo, manchas e trincados. Agora, se você acabou de colocar o piso na casa, dá para mantê-lo com produtos específicos e algumas dicas preciosas.
REFORMA E RECUPERAÇÃO DE PISOS DE MADEIRA
A primeira coisa a se fazer para recuperar o piso é fazer a raspagem, para retirar todos os danos aparentes, como riscos e marcas de passos, por exemplo. Depois, é feito o nivelamento e substituição de partes soltas. Especialistas alertam que, no caso da madeira de demolição, é mais indicada a troca do que a raspagem.
Com o piso reformado, o acabamento é feito com verniz ou resina à prova d’água, que tem uma ótima durabilidade (cerca de 10 anos para que seja repintada), seca rapidamente e não tem cheiro forte. Por fim, dá para clarear ou tingir os pisos, porém antes de tentar pintar em casa, oriente-se em uma empresa especializada quanto à tinta e o método correto de tingimento.
MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE PISOS DE MADEIRA
A manutenção é primordial para evitar a reforma total do assoalho. Para isso, uma boa dica é usar tapetes próprios para tacos de madeira em espaços onde há muita circulação de pessoas, como a sala, alguns pontos da cozinha e do banheiro e na entrada da casa.
Para a limpeza, é ideal não usar panos úmidos e evitar o excesso de água. Prefira sempre pano seco, vassoura de pelo e aspirador de pó. A água causa umidade e contribui para a incidência de mofo. Sendo assim, vasos de planta não devem ser mantidos e muito menos regados nesse tipo de chão.
Quanto aos produtos, esqueça os químicos (álcool, lustra móvel, solventes e detergente). Use sempre os específicos para pisos de madeira, que mantêm o brilho e ajudam a tirar manchas. Em lugares onde bate muito sol, instale cortinas ou outros bloqueadores para que os raios solares não batam diretamente na madeira, pois isso aumenta o desgaste.
Não fique andando de salto de um lado para outro e tome cuidado com a cadeira giratória. Não precisa nem dizer que, quando for fazer uma faxina, não se deve arrastar os móveis. Além disso, tente calçá-los com materiais de feltro ou borracha, já que isso previne riscos e marcas.
Fonte: https://blogdaarquitetura.com/