Trincas nas paredes, rebaixo de pisos, portas e janelas emperradas, e outras manifestações são sinais que podem indicar problemas associados ao recalque das fundações de uma edificação.
O QUE É UM RECALQUE E COMO PODE SURGIR?
O recalque das fundações pode ser caracterizado pelo rebaixo diferencial ou uniforme de elementos estruturais de suporte de uma estrutura, geralmente causado pela acomodação do solo mediante tensões ou alterações de volume.
Os recalques podem surgir por diversas causas:
- Falta de estudo do solo ou pesquisa insuficiente;
- Problemas de dimensionamento da fundação;
- Falhas executivas causadas por falta de fiscalização por parte do engenheiro responsável;
- Alterações na capacidade de suporte do solo em virtude de rebaixos do lençol freático;
- Aumento de cargas atuantes nas fundações em virtude do acréscimo de pavimentos na edificação;
- Vazamentos em redes de esgoto ou águas pluviais;
- Vibrações impostas no solo por meio da execução de fundações com estacas cravadas.
No caso da falta de um estudo aprofundado das características do solo, o engenheiro ou arquiteto não terá subsídios para a elaboração de um projeto qualificado das fundações.
Ou seja, economizar no estudo do solo pode ser um caminho para más decisões e escolhas equivocadas que vão gerar problemas de recalque.
Quando o problema é a falha de dimensionamento das fundações, os mesmos transtornos podem ocorrer.
Tudo isso somado às falhas executivas que são causadas pela ausência de fiscalização efetiva do engenheiro responsável, que podem piorar ainda mais as condições da obra, causando problemas adicionais como:
- Execução de estacas com comprimentos inferiores ao dimensionado em projeto;
- Contaminações da seção transversal da estaca com solo;
- Alterações das características de resistência do concreto devido ao excesso de água;
- Número inferior de estacas no bloco de fundação.
VARIÁVEIS QUE AFETAM A SAÚDE DE UMA FUNDAÇÃO:
Sobrecarga das fundações
Causada por acréscimo de pavimentos nas edificações, sem o devido dimensionamento, pode resultar em recalques diferenciais. Quando não há estudo adequado das novas demandas de carga e capacidade de suporte da fundação existente, os prejuízos serão inevitáveis.
Vazamentos em redes de esgoto ou águas pluviais
Vazamentos em redes de esgoto ou águas pluviais que ao longo do tempo transportam partículas de solo, retirando o suporte das fundações e resultando em recalques diferenciais.
Vibrações do solo
Vibrações impostas no solo por meio da execução de fundações com estacas cravadas, mudança de fluxo e tamanho de veículos circulando próximo à edificação, podem causar a reacomodação das partículas de solo, também resultando em recalques diferenciais em uma edificação.
COMO CORRIGIR RECALQUES DAS FUNDAÇÕES:
O primeiro passo para a correção é saber como identificar um recalque estrutural.
Trincas nas paredes que mesmo após tratadas, voltam a aparecer poucos dias depois, podem ser indícios de recalque de fundações.
Rebaixo de pisos, portas e janelas que se encontram emperradas, também podem ser associadas à movimentação das fundações.
Ao identificar tais manifestações patológicas, é importante buscar o auxílio de um profissional habilitado para avaliação técnica detalhada sobre o problema.
Caso o recalque seja constatado, é preciso monitorar a evolução das movimentações para definir a técnica de intervenção mais adequada.
O reforço estrutural visa resgatar, ou seja, recuperar uma estrutura e torná-la mais segura.
Fonte: Techniques