Produtividade na construção civil
10/03/2022 15h30 - Atualizado em 10/03/2022 16h30
por Admin iZapNa construção civil produtividade significa desenvolver estratégias que permitam usufruir melhor do espaço físico, das ferramentas, dos insumos, dos processos de transporte e, também, das técnicas de gerenciamento e, claro, da mão de obra.
Nesse caso, medir a produtividade envolve compreender os fatores que impactam o setor para buscar melhorias, já que esse eixo é fundamental para o sucesso do projetos.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), os seis fatores principais que mais impactam na produtividade da construção civil são:
- Planejamento e controle de obras:com um plano afinado de execução sua obra não vai enfrentar desabastecimento nem desperdício de materiais. Também serão menos graves eventuais atrasos ou erros.
- Retrabalho:quando o trabalho não precisa ser refeito o desperdício é reduzido e os prazos atendidos;
- Capacitação e treinamento da mão de obra:funcionários bem capacitados, adequadamente remunerados e que criam vínculos com a empresa tendem a apresentar melhor produtividade;
- Matéria-prima: bons materiais proporcionam menos retrabalho e controle sobre o estoque proporciona continuidade ao fluxo de trabalho;
- Layout do canteiro de obras: ao planejar o espaço de trabalho a circulação de trabalhadores e máquinas é agilizada, com fácil acesso dos materiais à frente de trabalho;
- Segurança do trabalho:quando um funcionário se machuca, além do custo humano imensurável, há prejuízos financeiros e impactos na produção e nos prazos;
Dessa forma, para aumentar a produtividade na obra, é necessário reduzir o tempo construtivo, padronizar atividades, reduzir desperdícios de materiais, aumentar o controle sobre o estoque e diminuir retrabalhos.
Melhorar a produtividade na construção civil é fundamental para aumentar a competitividade não só do setor, mas da sua construtora também.
Fontes: Sienge e Sesi