Processo de orçamento de obras
04/03/2022 10h00 - Atualizado em 02/03/2022 15h55
por Admin iZapO orçamento de obras é um documento, obtido através da orçamentação, que visa determinar os gastos para a execução de uma obra. É uma parte primordial de qualquer construção, já que é o instrumento para obtenção e fixação do preço-base. O valor final do custo e do lucro vai definir a viabilidade para a realização de uma obra. Sem a estimativa mais precisa possível, é provável que, no decorrer da construção, falte dinheiro para concluir os serviços planejados e ocorra um atraso na execução.
O orçamento de obras também é imprescindível para a concorrência entre as empresas. Pois os clientes geralmente escolhem as construtoras que apresentam um orçamento com o menor custo. Assim, um orçamento elaborado corretamente garante que as empresas e os clientes não saiam no prejuízo.
As principais fases de um orçamento são:
- Estudo das variáveis- É necessário analisar todas as condicionantes que impactam diretamente a construção. Essa primeira fase envolve a leitura do projeto e das suas especificações técnicas e o levantamento de todas as informações disponíveis sobre a construção de tudo que possa gerar custos
- Composição dos custos- Uma obra envolve custos diretos e indiretos. Os diretos são aqueles associados aos serviços no canteiro de obras. Ou seja, o custo com a mão de obra e os materiais. Já as despesas indiretas são aquelas necessárias para que as atividades no campo sejam realizadas, embora não estejam diretamente relacionadas a elas, por exemplo: administrativo, escritório, água e energia, documentações...etc.
- Impostos e taxas - Durante um projeto, a construtora não paga apenas pelos materiais e serviços. É necessário pagar impostos associados aos serviços, taxas tributárias específicas do tipo de projeto e considerar a margem de lucro que se deseja ter. Caso contrário as taxas e impostos acabam sendo pagos pela empresa e caso algum problema surja, não haverá uma margem de sobra de dinheiro para ser utilizada, e o fluxo de caixa da obra e da construtora será comprometido.
- BDI- O BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) utiliza percentual para adicionar o lucro aos custos diretos da obra, de forma que os ganhos diretos são maximizados. Ele ainda busca reduzir os custos indiretos com esse processo, beneficiando muito o orçamento final. O cálculo depende de se levantar os custos financeiros do projeto, valor do seguro, considerar garantias, determinar uma margem de incerteza e o custo da administração central e os tributos a serem pagos.
- Fechamento da planilha- Após todos os cálculos realizados, todos elementos considerados e feita a checagem e verificação de todos os valores, o preço de venda e o valor final do orçamento pode ser definido e apresentado para o cliente.
Fonte: OrçaFascio e ObraPrime