Na maior parte do território brasileiro, o clima é quente e úmido, e é no verão que geralmente está o maior índice de chuvas o que explica a ocorrência de chuvas irregulares após um dia intenso de calor. Por isso, ao construir, é preciso estar preparado e atento caso ocorra alguma mudança de tempo inesperada.
Trabalhar em um canteiro de obra é aprender a lidar e se prevenir de imprevistos diariamente. No entanto, existem medidas práticas para evitar maiores transtornos, como prejuízos e atrasos, em meio a estas situações.
Apesar das irregularidades do clima, é possível identificar os meses mais chuvosos nas regiões brasileiras e os períodos que a chuva é certeira. Pesquise as condições climáticas onde a obra será realizada e busque atividades praticáveis nos dias mais chuvosos, que são feitas internamente e em áreas cobertas. Descarte acabamentos externos, terraplanagem e fundação da obra.
Optar por construir locais cobertos e fechados para guardar os materiais e evitar que estes tenham contato com a umidade, assim como cimento, argamassa, gesso e demais materiais que correm risco de ficarem empedrados. Tijolos devem ser cobertos por uma lona e colocados sobre uma superfície, para que não tenham contato direto com o solo molhado. Os miúdos, como areia, podem ser cercados por uma estrutura de madeira, a fim de não serem levados pela chuva.
Para evitar acidentes de trabalhos, faça uma sinalização eficiente em todo o canteiro de obras como alerta para os demais colaboradores sobre os perigos de deslizamento de terra e áreas de contaminação após as chuvas. Exija de toda equipe o uso de equipamentos de proteção individual. Oriente-os para que, ao primeiro sinal de chuva, eles se mobilizem para que todo o material seja armazenado rapidamente, a fim de evitar perdas
Quando se trata de construções, principalmente nas obras em períodos de chuva, o barato sempre sai caro. Sendo assim, busque por produtos de qualidade, que sejam mais resistentes e que não tragam riscos demasiados com o contato com a água. Quanto melhor a qualidade do produto, menores são os riscos de serem estragados pela chuva.
Para garantir que a mão de obra seguirá conforme o cronograma de trabalho, contrate os profissionais de acordo com cada etapa da construção. Fazendo isso, mesmo em casos de chuvas prolongadas, a empresa não irá terá grandes prejuízos em consequência da paralisação. Fazer a contratação por empreitada, dividindo a construção por etapas, é uma ótima forma de evitar que você tenha prejuízos caso as chuvas se prolonguem por dias a fio.
A chuva influencia, e muito, nos prazos de execução das construções. Mas, para evitar dores de cabeça, não há segredo: basta planejamento.
Fonte: Mason Equipamentos