Uma rachadura, um vazamento, um piso soltando, essas são avarias que podem aparecer em uma construção e, mais do que isso, podem ser os sintomas de um problema muito maior. Isso é o que chamamos de patologias na construção civil.
Você sabe o que é isso, como identificar, e ainda, como solucionar? No artigo de hoje vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Para isso, vamos tratar dos seguintes tópicos:
- O que são patologias na construção civil?
- Quais são as principais?
- O conceito de vida útil
- Como solucionar as patologias na construção civil?
- Como prevenir esse problema?
O que são patologias na construção civil?
Patologia é um termo amplamente utilizado na Medicina e na Biologia. Seu significado é “estudo das doenças”. Toda doença se apresenta por meio de sintomas, ou seja, essas são manifestações patológicas, que precisam ser entendidas a fundo para encontrar a raiz do problema.
Então, no contexto de patologias na construção civil, esses sintomas são a apresentação de um prejuízo maior que pode afetar toda a estrutura da edificação. Podem ser: infiltrações, rachaduras, trincas, desgastes irregulares, etc.
Quais são as principais?
1- Corrosão de estruturas de aço
As estruturas de aço de vigas e colunas são envoltas por concreto, esse tem o objetivo de fortificar a estrutura e, além disso, proteger o aço. Dessa forma, quando ocorrem vibrações, ou quando o concreto é mal curado, porosidades podem aparecer no material. Assim, o aço do interior das vigas e colunas é corroído pelo gás carbônico presente no ambiente.
Essa patologia na construção civil é uma das mais preocupantes, afinal, afeta diretamente as fundações e estruturas das edificações, o que pode gerar grandes riscos de acidentes, como desabamentos.
2- Infiltrações
Outro sintoma de que algo não vai bem com a edificação são as infiltrações. Essa patologia é um grande e temido vilão do ramo da construção civil. Ela pode ser decorrente de vazamentos no sistema hidráulico, ou ainda, de excesso de umidade.
3- Trincas ou fissuras
Esse pode parecer um problema inofensivo, que causa apenas um incômodo estético, mas não é! Isso porque as trincas ou fissuras já são um indicativo de que a massa de concreto não foi produzida como deveria. Ou seja, é um sintoma grave de que há um problema estrutural na construção.
O que é trinca e o que é fissura?
Pode parecer que os termos são sinônimos. Mas, de acordo com a NBR 9575:2003, cada um representa um nível de complexidade de patologias na construção civil. Veja a seguir:
- Microfissuras: abertura inferior a 0,05 mm.
- Já as fissuras possuem abertura com até 0,5 mm, além disso, são estreitas e alongadas.
- Por fim, as trincas são maiores, mais alongadas e mais profundas. São maiores que 0,5 mm e menores de 1,0 mm.
Quando o problema é identificado, precisa ser rapidamente corrigido, caso contrário as microfissuras podem evoluir para fissuras, trincas e até para as rachaduras.
4- Rachaduras
As rachaduras são muito mais fáceis de perceber, no entanto, são um sintoma já em um estágio avançado. Em alguns casos é possível que passe por ela vento e chuva, por exemplo.
Vale lembrar que, rachaduras na horizontal ou na vertical podem ser ocasionada por movimentações do material, causada por dilatação, por variação de temperatura, ou podem ainda ser consequência de trincas, ou fissuras, como já mencionado.
No entanto, quando a rachadura aparece na diagonal, é indicativo que grandes problemas estruturais, que precisam ser revisados em caráter de urgência. Para isso, é preciso acionar a Defesa Civil.
5- Porosidade
A porosidade das estruturas é decorrente de um preparo inadequado, ou demora na utilização, da massa de concreto. Como mencionado no primeiro tópico, isso pode favorecer a corrosão das estruturas de aço, além de comprometer todas as partes da edificação.
6- Gretamento
Por fim, a última patologia na construção civil, que será tratada neste artigo, é o gretamento. Esse sintoma é caracterizado pelo comprometimento da cerâmica na construção, levando ao descolamento dessas peças. Esse problema pode acontecer devido à incompatibilidade de dilatação dos materiais, que pode ser agravado por umidade, e ainda, por variações de temperatura.
Vida útil
Todos os problemas mencionados no tópico anterior podem ser decorrentes de trabalho executado de maneira incorreta. No entanto, é preciso levar em consideração que, assim como uma roupa, um celular, ou um móvel tem uma vida útil, o mesmo acontece com os materiais que compõem uma edificação.
A ISO 13823 define vida útil como “o período efetivo de tempo durante o qual uma estrutura ou qualquer de seus componentes satisfazem os requisitos de desempenho do projeto, sem ações imprevistas de manutenção ou reparo”.
Isso significa que, ao longo dos anos, as estruturas das construções estão sujeitas às ações do tempo, bem como de cargas e sobrecargas, impacto, erosão, cavitação, etc. Assim, a vida útil é o tempo em que uma estrutura consegue conservar sua resistência e funcionalidade frente a essas exposições, proporcionando um ambiente seguro.
Muitas das patologias apresentadas anteriormente, quando aparecem após décadas de uso das edificações, não são um sinal de um mau trabalho, mas sim de que é o momento de investir em manutenções para corrigir os danos feitos pelo tempo.
Como solucionar as patologias na construção civil?
Quando as patologias na construção civil se apresentam, é muito importante acionar órgãos competentes, como a Defesa Civil, e profissionais qualificados para avaliar o tamanho do dano e quais as melhores formas de proceder, com segurança, para solucionar o problema.
As obras de restauração e reparo devem seguir as normas de segurança e operação vigentes. Além disso, uma maneira eficaz de garantir que os problemas não ocorram novamente é investindo em mão de obra qualificada e materiais de boa procedência.
Como prevenir esse problema?
As patologias na construção civil são decorrentes de problemas como:
- Não cumprimento de normas técnicas;
- Falhas de execução, baixa qualidade de serviços;
- Baixa qualidade de materiais;
- Ausência de manutenções, ou ainda manutenções feitas de forma incorreta.
Então, para evitar o aparecimento de patologias na construção civil, é preciso contar com uma equipe qualificada e multidisciplinar, e ainda, com materiais de boa qualidade.
Assim, engenheiros e arquitetos poderão cuidar de cálculos estruturais, notar questões de variação de temperatura, luminosidade, umidade, etc. Assim como os profissionais encarregados pela execução do serviço, cuidarão de fazer o concreto e instalações de forma devida, garantindo assim, o máximo aproveitamento e vida útil das edificações.
Fonte:http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=17&Cod=2442