Antes de iniciar uma obra é muito importante que o responsável receba todas as informações possíveis do terreno. Para que isso aconteça é essencial um estudo topográfico completo em todas as obras de engenharia.
O engenheiro civil ou arquiteto será o responsável pela execução do projeto e precisa saber todas as dimensões, medidas e condições exatas de cada espaço. Para que possa obter tais informações de maneira segura e confiável, deve contar com o auxílio de um topógrafo.
Definição
A topografia é a ciência que estuda um determinado terreno e fornece os instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção desse espaço sobre uma superfície plana, entregando ao profissional o chamado estudo topográfico. Em seus diferentes aspectos a topografia é a melhor forma de fornecer informações e garantir a qualidade das obras que serão realizadas.
Quem realiza esse estudo é o topógrafo que será responsável, previamente ao projeto, por entregar uma planta com pontos de referência e marcos para a locação e estaqueamento da construção. O objetivo principal do estudo topográfico é dar segurança ao trabalho executado pelo engenheiro e conceder a estrutura documental para qualquer obra de engenharia.
Tipos de levantamento topográfico utilizados na construção civil
Existem dois tipos de levantamento topográfico que são usados principalmente na construção civil.
O primeiro deles é o estudo planimétrico, que não considera o relevo do terreno, mas fornece material adequado para conferência de medidas de terra, demarcação de terrenos e projetos gerais de engenharia.
O outro estudo topográfico é o altimétrico, que determina e aponta quais serão os relevos e desníveis considerados na obra. Por serem complementares, vem ser solicitados sempre antes da elaboração do projeto de construção civil.
Os resultados obtidos através desses estudos topográficos serão aplicados em diversas fases da obra, desde o nivelamento do terreno, demarcação de esquadro, locação de estacas e pilares e também no acompanhamento de prumadas de pilares.
Por que topografia é tão importante?
Um projeto topográfico muito bem realizado é essencial em vários momentos da construção civil. Um estudo topográfico representa cerca de 5% a 7% dos gastos da fase de projeto. Comparado aos benefícios, esse valor se torna irrisório.
A topografia tem aplicação em vários momentos de um desenvolvimento imobiliário.
O documento é utilizado, por exemplo, no momento da compra do terreno e no desenvolvimento do projeto.
A topografia também é vital para subsidiar licenciamentos e registros junto a órgãos públicos, fazendo parte desta etapa burocrática do processo.
Na fase de execução da obra, a topografia serve como suporte em diversos procedimentos. Vou te citar alguns exemplos:
Fonte: Itália Topografia e Sienge