Onde não economizar na obra: o barato que sai caro

15/09/2023 13h30 - Atualizado em 15/09/2023 13h31 por contatolalm

É normal que busquemos o melhor custo-benefício na hora de pensar em uma obra. A gente pesquisa, procura, pergunta… E quando o orçamento está um pouco mais curto do que o esperado, acabamos optando pelo mais barato. Mas nem sempre escolher o menor preço pode ser a melhor solução.

Reunimos aqui alguns exemplos em que decidir pelo mais barato resulta em grandes dores de cabeça depois. 

 Estrutura da casa

Lembre-se de que a estrutura é fundamental para manter sua casa em pé! A pior decisão de quem está construindo ou reformando é decidir economizar nas vigas, pilares e na laje, por exemplo. Esses materiais precisam ser de alta qualidade e durabilidade. Pense que um dia você pode resolver alugar ou vender sua residência. Então vai precisar entregá-la em boas condições. Ao investir numa estrutura durável, você não terá problemas no futuro.

 Instalações hidráulicas e elétricas

Infiltração, curto-circuito, vazamentos, goteiras são apenas alguns problemas que surgem quando a instalação elétrica e hidráulica é de baixa qualidade. Importante ressaltar que é sua segurança e conforto que estão em jogo. Normalmente, o investimento nessa parte da obra não costuma ultrapassar os 10% do orçamento total. Se você deseja evitar problemas depois de finalizada a obra, vale gastar um pouquinho a mais.

 Revestimentos

Na hora de escolher um piso perfeito para os cômodos da sua casa, é importante não escolher o mais barato. O acabamento é uma etapa muito importante porque além de estar em evidência, fica exposta a agentes de limpeza, gorduras, sujeira, etc. É necessário escolher um revestimento durável e de alta qualidade para garantir um bom resultado.

Materiais básicos

Outro ponto em que não é recomendado economizar é na compra de cimento, argamassa, areia. Esses materiais básicos precisam ser escolhidos com cautela porque má qualidade pode gerar problemas no futuro.

Não economize no projeto

Projeto com pouco desenho e pouco detalhamento gera confusão durante a obra e, consequentemente, custo extra para o cliente. O pacote de projetos é um documento formal que protege o morador de custos adicionais apresentados por empreiteiros e construtoras ao longo da execução. Caso algo não dê certo no final, o cliente pode exigir a entrega do que está previsto em projeto.

 Mão de obra

Nunca faça uma obra com o faz-tudo que fulano indicou. Geralmente orço a obra com dois engenheiros de confiança. O valor é um pouco mais alto, mas, no total, sai mais barato do que os extras cobrados pelo faz-tudo do cliente. Sem contar que com o faz-tudo as listas de materiais são intermináveis: mais tinta, mais argamassa, mais isso, mais aquilo... Recomendo fazer a parte executiva com uma empresa de engenharia e execução, que fica oficialmente responsável pelos serviços de gesseiro, pintor, entre outros. Economizar nessa etapa da sua construção ou reforma pode te colocar numa furada gigante. Imagine só: um revestimento mal colocado ou uma instalação mal feita… Seus gastos com os reparos serão infinitamente maiores lá na frente. Pesquise bem antes de escolher!

A LALM ENGENHARIA presta serviços de REFORMAS E CONSTRUÇÕES, desde o projeto arquitetônico até a conclusão da obra. Entre em contato conosco para REFORMAR, PROJETAR E CONSTRUIR - (31)99963-6411 ou (35)99962-6410.

Fonte: https://salesmateriais.com.br/


Onde não economizar na obra: o barato que sai caro

Mais queridinhas

Drenagem urbana em terreno declive
Construção

Drenagem urbana em terreno declive

Leia Mais →
Cargos e funções da construção civil na obra
Construção

Cargos e funções da construção civil na obra

Leia Mais →
4 dúvidas comuns sobre selantes PU
Construção

4 dúvidas comuns sobre selantes PU

Leia Mais →
Tubulões a céu aberto
Construção

Tubulões a céu aberto

Leia Mais →
Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?
Construção

Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?

Leia Mais →