Muitos proprietários e inquilinos de imóveis são prejudicados  e perdem muito dinheiro com as ocorrências de anomalias e patologias existentes em suas casas, apartamentos e moradias em geral.

O problema no Brasil passa primeiramente pelas questões culturais, pela  falta de informação e  pela falta de conhecimento dos seus direitos. 

Como exemplo dos principais vícios construtivos ou anomalias ou manifestações patológicas nos revestimentos das edificações podemos citar:

  1. Fissuras, trincas ou derivados e suas caracterizações;
  2. Umidade(infiltrações, vazamentos);
  3. Manchas(bolor, fungos, de ferrugem);
  4. Eflorescências;
  5. Desplacamentos;
  6. Descolamentos;
  7. Descontinuidades superficiais(ondulações que segerem a deficiência de aderência ou fixação).

Para se combater tais vícios ou anomalias construtivas é que se criou a ciência da ENGENHARIA DIAGNÓSTICA. Essa nova área do conhecimento vem enriquecer e contribuir com as melhores práticas nas construções prediais, principalmente naquilo que se toca à qualidade, desempenho, sustentabilidade, bem-estar físico e saudável das pessoas, salubridade dos ambientes, conforto, durabilidade, confiabilidade e uso das edificações.

O engenheiro diagnóstico é o profissional indicado para resolver tais problemas, principalmente na elaboração de pareceres técnicos e laudos de vistorias, inspeções, auditorias, perícias e consultorias.