- COMO EVITAR A UMIDADE ASCENDENTE
A principal medida para proteger as edificações contra a umidade ascendente consiste em impermeabilizar os elementos de fundação, paredes e pilares que estão contato direto com o solo. “O sistema de impermeabilização a ser adotado poderá variar em função das premissas de projeto”, (aponta Pezzolo.)
“Em grandes edificações, deve-se utilizar cristalizantes integrais ou cristalizantes de profundidade na concretagem de todas as peças estruturais em contato com o solo, como piso do último subsolo, cortinas, blocos e vigas baldrame”, especifica Cortopassi.
- COMO TRATAR UMIDADE A ASCENDENTE
Caso a umidade ascendente já tenha se manifestado na edificação, é necessário retirar os revestimentos para executar o devido tratamento. “No caso das paredes, após retirar toda a argamassa de reboco úmida, é necessário aplicar cimento polimérico em toda a região para impedir que a umidade chegue até nova massa, que será aplicada só quando a superfície ficar bem seca”, revela Cortopassi.
“Também podem ser adotados sistemas pré-fabricados de drenagem pela face interna das paredes com pequena espessura (entre 3 e 8 mm), que permitem a execução de argamassa ou massa corrida diretamente sobre o mesmo, impedindo desta forma a passagem da umidade”, acrescenta Pezzolo.