Muro de arrimo é uma estrutura de contenção, formado por uma parede vertical sobre fundação. Sua maior função é a de segurança, onde para terrenos em declive e ou com inclinação que receberão cortes para se tornarem planos servirá de contenção para terra e água. Ele pode ser utilizado para delimitar divisas de terrenos também, como um muro comum em divisas desniveladas.
Dentre os tipos, temos o muro de concreto armado: é um muro feito totalmente de concreto armado, desde a fundação até as suas paredes. Precisa ser cuidadosamente montado, tendo as caixarias muito bem-feitas e fixas para posterior preenchimento com concreto. É um muro caro e de processo demorado, porém oferece alta estabilidade. São formados por estruturas mais esbeltas com seção transversal em forma de “L” que resistem aos empuxos por flexão.
O fato de ter uma forma de “T” ou “L” invertido faz com que o peso do próprio terreno auxilie na obtenção da força de atrito que combate o deslizamento e impede o seu tombamento.
Para se construir um muro de contenção é necessário levar em consideração algumas questões como:
- Condições da fundação;
- Tipo de solo do aterro;
- Disponibilidade de espaço e acessos;
- Sobrecarga;
- Altura do muro;
- Custo dos materiais disponíveis;
- Qualificação da mão de obra.
O murro de arrimo de concreto armado é o mais recomendado em obras mais complexas que necessitam de maior resistência, sua principal vantagem é a ocupação de menor área do terreno, utilizam, além do peso próprio, armadura dimensionada para resistir à flexão garantindo estabilidade e segurança necessária.
Fonte: Construindo Casas