A terraplanagem é de extrema importância para construção civil, pois ela é a base da maioria das obras. Por mais que pareça simples, a técnica é primordial para uma obra ser iniciada, além de que, se feita sem a supervisão de bons profissionais, problemas como erosão e deslizamento de terra podem aparecer futuramente.
O que é?
A terraplanagem é uma técnica que consiste em cortar e retirar o excesso de terra de um ambiente a fim de deixar a região nivelada. Nesse método, o material retirado é, muitas vezes, utilizado para cobrir outros espaços mais vazios de forma a deixar tudo plano.
Na construção civil a terraplanagem se torna uma parte fundamental de qualquer canteiro de obras. Afinal, ela é a base e a primeira parte de um projeto estrutural de engenharia civil.
Como é feita?
O primeiro passo para a execução da terraplanagem é a análise da região, para avaliar qual é o nível do declive, quais peculiaridades que a área tem e definir quais etapas serão necessárias:
1.Escavação
Remoção do excesso de terra, geralmente, utilizando uma escavadeira que altera a topografia natural da área, rebaixando o terreno.
Despejo do excesso de terra armazenado na área desnivelada, abaixo da cota do projeto. Geralmente, se utiliza a terra vermelha, sendo um material com maior rendimento.
O solo é compactado por meio de rolos compactadores e compressores para torná-lo mais firme. Primeiramente é preciso aterrar o local em até 20 cm e umedecer a terra, então, o rolo compactador passa para assentá-la. Esse processo é feito em diversas camadas até atingir o que foi especificado no projeto.
Casos em que a construção tem fundação profunda, e que o terreno apresenta muita umidade impossibilitando a compactação, é comum que ocorra um processo de drenagem. Canais são criados em partes do terreno para escoar a água em excesso, utilizando valas em um nível mais baixo.
Solos arenosos, sedimentares, com taludes, com terrenos em declive ou aclive, são propícios a terem erosões por causa das chuvas fortes. Nesse tipo de região, para evitar que apareçam essas alterações, são construídas curvas de nível, cortes ao longo do aclive ou declive para onde a água escorre. Dessa forma, evita-se a deterioração do solo e surgimento de erosões.
Fonte: Armac