IMPERMEABILIZAÇÃO POR PRESSÃO POSITIVA E NEGATIVA

26/02/2024 14h40 - Atualizado em 26/02/2024 14h39 por contatolalm

A umidade nas paredes é um problema muito mais grave do que a princípio aparenta, pois pode trazer danos não somente à estrutura do edifício, mas também à saúde das pessoas.

Uma vez detectada a manifestação patológica, é preciso ser solucionada de imediato. Mas você sabe como impermeabilizar parede interna com umidade?

Quando fungos, bolor, mofo e organismos vivos já estão presentes na parede molhada, é sinal que o problema está crítico.

Por mais que pareçam inofensivos, esses sinais podem provocar problemas respiratórios e alergias, afetando o bem-estar dos moradores.

A maioria das causas desse problema está ligada às infiltrações externas, falhas de impermeabilização de baldrame ou vazamentos internos, como canos rompidos ou furados.

Se as providências forem tomadas rapidamente, dependendo do nível da absorção da água, o quadro poderá ser facilmente revertido.

 

Antes de falarmos propriamente sobre como impermeabilizar parede interna com umidade, é muito importante que você entenda a diferença entre pressão positiva e negativa da água, para poder escolher o impermeabilizante correto..

Pressão positiva é quando a água exerce pressão sobre a impermeabilização contra uma superfície, como acontece em piscinas e caixas d’água.

  • água sob pressão positiva: água, confinada ou não, que exerce pressão hidrostática superior a 1 kPa (0,1 m.c.a), de forma direta à impermeabilização.

 

Pressão negativa da água, é quando ela penetra por dentro da estrutura e exerce uma força por trás do impermeabilizante, no sentido de empurrá-lo para fora da superfície e causar seu desplacamento.

  • água sob pressão negativa: água, confinada ou não, que exerce pressão hidrostática superior a 1 kPa (0,1 m.c.a), de forma inversa à impermeabilização.

 

Esses dois conceitos são extremamente valiosos na hora escolher o impermeabilizante correto para cada fase da obra, inclusive quando estamos falando sobre impermeabilizar uma parede interna com umidade.

Para esse tipo de manifestação patológica, seja ela causada por uma falha de impermeabilização de baldrame ou infiltração na fachada, quando a água está dentro da estrutura e aparece na parede interna, ela está exercendo uma pressão negativa contra o revestimento, por isso o surgimento de bolhas na pintura da parede em que apresenta infiltração.

Sabendo dessas informações, podemos seguir com a explicação sobre como corrigir problemas de infiltração em parede interna, já que o impermeabilizante a ser escolhido terá que ser específico para pressão negativa da água.

 

IMPERMEABILIZAÇÃO POR PRESSÃO NEGATIVA E POSITIVA

 

Parte superior do formulário

Para regiões que sofrem pressão positiva, como lajes, piscinas, baldrames, alicerces, caixas d’água, reservatórios e áreas molháveis em geral, recomenda-se o uso de impermeabilizantes flexíveis já que serão pressionados diretamente pela água contra a estrutura.  E indicado um impermeabilizante bicomponente  flexível , à base de resinas e cimentos aditivados que, em composição, resultam em uma membrana de polímero modificado com cimento de excelentes características de resistência e impermeabilidade. Por se tratar de um produto flexível, é indicado para impermeabilização de reservatórios de água potável, elevados ou apoiados em estruturas de concreto armado, inclusive piscinas apoiadas. É indicado também para banheiros, áreas de serviço, paredes – drywall e sacadas. Além de outras aplicações em superfícies com movimentação.

Já nas áreas que sofrem pressão hidrostática negativa é possível utilizar produtos específicos, menos flexíveis quando comparado aos de pressão positiva, mas com um poder de adesão maior, apresentando mais resistência às pressões negativas da água. Para situações  e indicado uma argamassa polimérica impermeabilizante bicomponente semiflexível  à base de cimentos especiais, aditivos minerais e polímeros acrílicos que em composição formam um revestimento impermeável.

Este produto é indicado para impermeabilização de reservatórios, tanques e piscinas enterradas, poços de elevadores e paredes cortinas com ou sem a presença de lençol freático, paredes internas e externas sujeitas à umidade negativa e outras aplicações, como revestimento protetor impermeável.

A principal ação para prevenir evitar a infiltração é utilizando um sistema de impermeabilização eficiente e que seja direcionado para as características do ambiente.

Existem diversos produtos e materiais que podem ser usados, mas cada um apresenta funções diferentes que podem atender as diferentes características do ambiente. Dessa forma, será imprescindível realizar toda a proteção da construção

A LALM ENGENHARIA presta serviços de REFORMAS E CONSTRUÇÕES, desde o projeto arquitetônico até a conclusão da obra. Entre em contato conosco para REFORMAR, PROJETAR E CONSTRUIR - (31)99963-6411 ou (35)99962-6410.


IMPERMEABILIZAÇÃO POR PRESSÃO POSITIVA E NEGATIVA

Mais queridinhas

Drenagem urbana em terreno declive
Construção

Drenagem urbana em terreno declive

Leia Mais →
Cargos e funções da construção civil na obra
Construção

Cargos e funções da construção civil na obra

Leia Mais →
4 dúvidas comuns sobre selantes PU
Construção

4 dúvidas comuns sobre selantes PU

Leia Mais →
Tubulões a céu aberto
Construção

Tubulões a céu aberto

Leia Mais →
Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?
Construção

Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?

Leia Mais →