Impermeabilização de banheiro, cozinhas e áreas de serviço

19/03/2024 15h20 - Atualizado em 19/03/2024 15h21 por contatolalm

As infiltrações são um dos grandes problemas que podem aparecer em casas e prédios, seja o ambiente comercial, residencial ou industrial. Segundo estimativas, os custos com a impermeabilização de banheiros e cozinhas durante a construção equivalem a 2% do valor total da obra. Quando a impermeabilização destas áreas não é realizada, podem ocorrer casos de infiltração e o valor pode ser até 15% maior do que se a impermeabilização tivesse sido realizada durante a construção do imóvel.

 

Áreas molhadas e molháveis precisam de cuidado especial com a impermeabilização, afim de garantir a higiene, conforto, saúde dos usuários e a integridade dos imóveis. Por receber água diretamente sobre o piso e parede, a ausência ou falhas de impermeabilização podem gerar inconvenientes e custos de reforma em pouco tempo e repetidas vezes se o problema não for prevenido ou solucionado.

Entre os danos mais comuns estão infiltrações entre cômodos, nos andares inferiores, desprendimento das placas de revestimentos e formação de bolhas na pintura, além de danos ao forro de gesso do pavimento inferior.


Recomendações:

 

Caimento do piso: regularização do contrapiso precisa apresentar caimento de 1% na direção do ralo para que a água escorra e não crie poças. Utilize aditivo impermeabilizante de concreto e argamassa para a execução de contrapisos, reduzindo assim a permeabilidade. Realize o arredondamento dos cantos no formato "meia cana".

 

Rebaixamento do ralo: deve ser instalado abaixo do nível do piso acabado para evitar empoçamentos.

 

Revestimento impermeabilizante: um dos materiais mais indicados para realizar a impermeabilização de banheiros, cozinhas e áreas de serviço são as Argamassas Poliméricas. Esse tipo de material conta com aditivos a base de polímeros que impedem a passagem de umidade e permite o assentamento direto de revestimentos sem a necessidade de proteção mecânica. Juntas de concretagem, encontros entre paredes e pisos e ralos, devem ser reforçados com tela de poliéster como estruturante.

 

Rejunte: aplicar seladores ou protetores de rejunte ou rejuntes impermeáveis acrílico ou epóxi, pois os rejuntes tradicionais são porosos e permitem a passagem de água.

 

Vantagens da impermeabilização de banheiros e cozinhas

Conheça as principais vantagens de impermeabilizar banheiros e cozinhas.

  1. Favorece a higiene dos ambientes

A impermeabilização impede o surgimento de bolor e mofo, facilitando a higienização do ambiente que, assim, ficará muito mais bonito, limpo e saudável.

  1. Aumenta a vida útil

O controle da umidade colabora para que revestimentos, pinturas e os diversos componentes do espaço durem por muito mais tempo - que ficam livres de ferragens e protegidos da oxidação. 

  1. Oferece vantagens financeiras

Com a maior durabilidade dos itens do espaço, pintura e revestimento, bem como maior facilidade de limpeza, o impermeabilizante para banheiros e outras áreas úmidas gera economia.

  1. Aumenta o valor do imóvel

Uma boa manutenção agrega valor ao imóvel. Eis mais um bom motivo para impermeabilização de seu banheiro e para usar impermeabilizante na cozinha.

Impermeabilizantes para banheiros, cozinha e outras áreas úmidas geram economia, maior conforto, beleza e, como consequência, maior qualidade de vida a você e toda sua família.

A LALM ENGENHARIA presta serviços de REFORMAS E CONSTRUÇÕES, desde o projeto arquitetônico até a conclusão da obra. Entre em contato conosco para REFORMAR, PROJETAR E CONSTRUIR - (31)99963-6411 ou (35)99962-6410.

 

Fonte: https://www.superimperbh.com.br/


Impermeabilização de banheiro, cozinhas e áreas de serviço

Mais queridinhas

Drenagem urbana em terreno declive
Construção

Drenagem urbana em terreno declive

Leia Mais →
Cargos e funções da construção civil na obra
Construção

Cargos e funções da construção civil na obra

Leia Mais →
4 dúvidas comuns sobre selantes PU
Construção

4 dúvidas comuns sobre selantes PU

Leia Mais →
Tubulões a céu aberto
Construção

Tubulões a céu aberto

Leia Mais →
Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?
Construção

Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?

Leia Mais →