Função das juntas de dilatação nas fachadas prediais

01/07/2022 08h30 - Atualizado em 29/06/2022 17h06 por JesicaAdmin

O surgimento de fissuras está entre os inúmeros problemas que podem ocorrer em um edifício. Uma de suas prováveis causas é a inexistência ou o mau dimensionamento das juntas de movimentação em relação a fatores como quantidade, geometria e o tipo de selagem utilizado, gerando o desplacamento das cerâmicas e infiltrações nas fachadas.

O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM JUNTAS DE DILATAÇÃO?

As juntas de dilatação nada mais são que espaçamentos disponíveis para possibilitar a expansão térmica e proporcionar mais flexibilidade à obra. Assim, elas impedem o surgimento de rachaduras ou trincas, por exemplo. Portanto, as juntas criam espaços necessários para que os materiais se expandam sem danificar a superfície.

As juntas de dilatação servem para garantir mais segurança para toda a estrutura à medida que são espaços disponíveis caso haja movimentação ou expansão de material, servem, portanto, para evitar o surgimento de trincas, fissuras, descolamento do revestimento e outros problemas mais graves que podem comprometer toda a estrutura da obra. Portanto, fazer as juntas de dilatação e impermeabilizá-las da maneira correta evita grandes transtornos no futuro.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE JUNTA DE DILATAÇÃO E JUNTA DE MOVIMENTAÇÃO?

Como já falamos, as juntas de dilatação são espaços necessários para garantir que a expansão do material não danifique a estrutura. As juntas de movimentação também possuem essa mesma função, porém referem-se à quando apenas o revestimento se move, não necessariamente exercendo proteção estrutural. As juntas de dilatação, por outro lado, protegem em caso de expansão da estrutura.

Fala-se mais em juntas de dilatação, pois um problema na estrutura acaba sendo muito mais perigoso do que um dano no revestimento. Porém, as duas são muito importantes uma vez que um revestimento danificado pode afetar não só a estética da obra, mas também a estrutura. Portanto, deve ser dada a devida importância para que ambas as juntas sejam executadas e impermeabilizadas do jeito correto.

COMO IMPERMEABILIZAR JUNTAS DE DILATAÇÃO?

As juntas de dilatação são espaçamentos previstos antes da execução da obra que permitem a expansão e retração da superfície provocadas pela variação do clima e pela movimentação natural da estrutura.

Por estarem expostas à ação da água ou umidade, devem ser impermeabilizadas para impedir que elas causem danos para a estrutura através das infiltrações. Como você já sabe, as infiltrações de água causam inúmeros problemas e propiciam o surgimento de manifestações patológicas, que são muito prejudiciais para uma construção.

Assim, a aplicação do selante veda as juntas de dilatação, reduzindo a possibilidade de ocorrência de trincas, fissuras e infiltrações que podem afetar toda a estrutura.

IMPORTÂNCIA JUNTAS DE DILATAÇÃO EM FACHADAS

As fachadas são locais que estão totalmente expostos às intempéries climáticas e, portanto, sujeitas à ocorrência das mais diversas manifestações patológicas. Por isso, merecem atenção especial quando falamos em protegê-las contra a ação da água.

As juntas de dilatação exercem papel importantíssimo nas fachadas uma vez que evitam que tanto a estrutura como o revestimento sofram danos caso haja dilatação dos materiais por conta das variações climáticas e movimentações naturais da estrutura. Assim, as juntas de dilatação devem ser feitas da maneira correta assim como devem ser impermeabilizadas com o produto certo para evitar transtornos que podem ser prevenidos.

Portanto, para garantir que a fachada da sua construção não tenha problemas com o passar dos anos e esteja sempre bonita e conservada, você precisa dar uma atenção especial para as juntas de dilatação, pois elas são as grandes responsáveis para uma fachada conservada e que exige pouca manutenção.

Fonte: Hard e Blok


Função das juntas de dilatação nas fachadas prediais

Mais queridinhas

Drenagem urbana em terreno declive
Construção

Drenagem urbana em terreno declive

Leia Mais →
Cargos e funções da construção civil na obra
Construção

Cargos e funções da construção civil na obra

Leia Mais →
4 dúvidas comuns sobre selantes PU
Construção

4 dúvidas comuns sobre selantes PU

Leia Mais →
Tubulões a céu aberto
Construção

Tubulões a céu aberto

Leia Mais →
Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?
Construção

Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?

Leia Mais →