Uma opção econômica na hora do acabamento é a textura de parede, que está presente no mercado há vários anos. Com esse recurso pode-se simular madeira, tijolo, mármore, palha e até mesmo paisagens. Entendemos que texturas, pedras e fibras são muito mais do que recursos meramente decorativos: são também úteis. A textura é um revestimento que serve para embelezar, proteger e corrigir pequenos defeitos estruturais.
Mais versáteis e menos trabalhosas na aplicação, as texturas podem substituir azulejos antigos e ainda segurar a umidade. Em comparação, as paredes de pedras têm como principal trunfo ajudar no isolamento térmico, pois aumentam a espessura da fachada, diminuindo a transmissão do calor – o que não ocorre com a simples aplicação de tintas.
Se o problema é a propagação do som, as fibras são uma opção intermediária, pois absorvem melhor o som do que paredes lisas, ainda que não cheguem ao patamar de materiais específicos para essa função, como a lã de vidro e outras espumas.
Há ainda alguns recursos simples de iluminação que valorizam os acabamentos. Nos ambientes internos podem ser utilizadas as luminárias tipo spot, que ficam embutidas, direcionando-as para as paredes texturizadas. Nas áreas externas, o ideal é instalar os pontos de luz no chão, iluminando de baixo para cima as paredes que se deseja salientar.
O uso das cores
Dependendo da cor de tinta utilizada, é possível deixar um ambiente mais alegre, descontraído, aconchegante, mais sério. Mas elas devem ser pensadas de acordo com o ambiente, e sua finalidade. Por isso, nada mais sensato do que definir cores distintas para cada parte da casa.
Mais espaço: Se o seu problema é espaço, tire proveito do truque das cores claras. Bastam algumas pinceladas para ter a ilusão de que o ambiente é maior. E nada de limitar-se ao branco. Amarelo, palha, e tonalidades claras de todas as cores são válidas. A única regra é que a cor lhe transmita conforto. Além disso, os tons suaves são mais fáceis de combinar e nunca saem de moda. Eles ainda podem ser combinados com cores mais fortes e alegres, trazendo equilíbrio e movimento aos ambientes.
Encurtar o ambiente: Para um ambiente retangular muito comprido, uma dica é pintar as paredes menores com uma cor mais escura. A sensação é de que o caminho de uma ponta a outra será percorrido em menos tempo.
Alongar o ambiente: Em um ambiente quadrado, a sensação de espaço aumenta se for aplicada uma cor mais escura em duas paredes, uma de frente para outra
Teto: Para locais em que o teto é muito alto, pintá-lo com uma cor mais escura contribui para criar uma sensação de aconchego e aproximação em relação a quem está em pé no corredor.
Objetos: Para “esconder” os utensílios pendurados, como um relógio ou quadro, deve-se pintar a parede do mesmo tom do objeto. Já se a intenção for ressaltá-lo, a tinta precisa ter uma cor intensa e contrastante para deixar o objeto mais destacado
A LALM ENGENHARIA presta serviços de REFORMAS E CONSTRUÇÕES, desde o projeto arquitetônico até a conclusão da obra. Entre em contato conosco para REFORMAR, PROJETAR E CONSTRUIR - (31)99963-6411 ou (35)99962-6410