Diferenças entre as argamassas convencionais e as argamassas poliméricas
Ambas possuem a mesma função, mas também apresentam algumas dessemelhanças importantes
O que é argamassa convencional?
Apesar de bem conhecida, para que se possa entender melhor o que é argamassa polimérica e quais as vantagens que ela traz, é preciso que você entenda primeiro o que a argamassa convencional.
Pois bem, argamassa convencional, é um material fundamental no processo de construtivo de uma alvenaria. A argamassa e os bloco de concreto, são muito importantes para as construções.
A argamassa convencional, nada mais é do que a mistura de cimento, areia, cal e água, contendo ou não aditivos químicos, podendo ser industrializada ou produzida na obra.
Quando preparada, a massa deve ter uma boa aderência e deve oferecer resistência a compressão.
O que é argamassa polimérica?
Conta-se que a primeira formula de argamassa polimérica foi publicada em uma revista americana na década de 1981, mas conta-se também que a tecnologia já era empregada na formula química desde a década de 1970.
Mas, no Brasil ela começou a ser mais utilizada a partir de 2011, quando a construção civil começou a disponibilizar esse produto.
Argamassa polimérica é uma nova solução construtiva, trata-se de um produto altamente tecnológico e inovador.
A argamassa polimérica, também conhecida como cola bloco, foi bem mais difundida na região sul do Brasil, essa região saiu na frente no uso dessa tecnologia, contudo nas demais regiões o produto também já tem chegado e está sendo bastante utilizado.
A massa polimérica é feita de compostos minerais e aditivos especiais. Já vem pronta para o uso, dispensado assim que mais produtos sejam adicionados, não sendo preciso utilizar nem mesmo água para dissolver, pois ela já vem totalmente pronta.
Mas, apesar de todas as vantagens que a argamassa polimérica apresenta, é preciso se atentar para os preços, as marcas e a qualidade de cada uma, como também para o que cada uma se propõem a fazer, pois há diferenças.
Diferença 1
A primeira diferença é que ao invés da argamassa do tipo polimérica fazer grossas camadas entre as fiadas, o que ajuda também a regularizar possíveis defeitos da superfície, ela proporciona uma melhor estética, muito mais limpa, e é como se fosse argamassa e rejunte ao mesmo tempo, em um único produto.
Diferença 2
A segunda diferença é que a argamassa do tipo polimérica é o produto ideal para o assentamento de tijolos ecológicos, blocos cerâmicos, de concreto e alvenarias de vedação vertical, tanto internas quanto externas. Pode ser usado também como revestimento de paredes e de tetos, revestimento de azulejos e para pequenos reparos em reformas.
Diferença 3
A utilização da argamassa tipo polimérica é bastante simples e prática. Normalmente, a própria embalagem já é o aplicador. O estado do produto é pastoso e a argamassa polimérica é considerada ecológica, pois não possui cimento e nem areia.
Diferença 4
Diferente da argamassa convencional, a polimérica já vem pronta para uso, é um produto de alta resistência à compressão e tração, seca rápida, possui grande desempenho e rendimento superior. Com a argamassa polimérica a obra fica mais limpa e organizada, o que reduz o tempo de construção.
A LALM ENGENHARIA presta serviços de REFORMAS E CONSTRUÇÕES, desde o projeto arquitetônico até a conclusão da obra. Entre em contato conosco para CONSTRUIR, REFORMAR E RECUPERAR ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO - (31)99963-6411 ou (35)99962-6410
Fonte: https://impermeabilizacao.komercialize.com.br/