Conheça seis manifestações patológicas nas instalações hidráulico-sanitárias

05/03/2024 13h20 - Atualizado em 05/03/2024 13h14 por contatolalm

A maioria dos problemas de mau cheiro pela casa estão relacionadas às instalações inadequadas de esgoto. Esses problemas são chamados de patologias, são falhas afetam diretamente os serviços ou produtos, causando problemas de saúde ou segurança aos consumidores.
Os principais componentes causadores dessas patologias são:

– Sifão

Esse dispositivo contém o “fecho hídrico”, que veda a passagem de gases contidos nos esgotos. O formato de instalação ideal se assemelha ao formato de um “U”, conforme ilustra a figura abaixo:

– Caixa Sifonada

É o dispositivo que recebe os esgotos dos ralos e dos aparelhos sanitários. A caixa sifonada precisa ter uma vedação hídrica maior ou igual a 50 mm. O fecho evita a passagem de insetos e odores, provenientes do esgoto, para dentro de casa. Se você perceber que o mau cheiro está voltando do ralo, abra a sua tampa da caixa e verifique se está faltando o desconector. Na ausência do desconector, basta colocar um novo para sanar o mau cheiro.


– Vaso Sanitário

A causa principal do mau cheiro proveniente do vaso sanitário é a ausência ou vedação inadequada na saída da bacia sanitária. A instalação do anel de vedação é importante, pois além de eliminar o mau cheiro, elimina também os vazamentos.


– Caixa de Inspeção

São caixas que recebem os esgotos provenientes de banheiros e áreas de serviço, podendo ser de PVC, concreto ou alvenaria. São destinadas à realização de inspeção, limpeza e desobstrução das tubulações de esgoto. A maior causa do mau cheiro é proveniente de problemas de vedação ou da ocorrência de trincas e quebras das tampas. O problema pode ser solucionado trocando-se as tampas de inspeção de alvenaria ou concreto por outras novas ou por caixas de PVC.

– Caixa de Gordura

São caixas que recebem o esgoto da cozinha. Elas retêm a gorduras, graxas e óleos proveniente da cozinha, para que não escoe diretamente pelas tubulações e gerem obstrução. As caixas de gordura pré-fabricadas não se adaptam de forma correta aos tubos de PVC, provocando trincas e infiltrações. A maior causa do mau cheiro é proveniente de problemas de vedação ou da ocorrência de trincas e quebras das tampas. É importante lembrar que as caixas devem ser limpas semanalmente, ensacando os resíduos e jogando no lixo.



– Sistema de ventilação do esgoto

Possuem a função de proteger os fechos hídricos de romperem e conduzir os gases (odores) dos esgotos para atmosfera. Toda instalação deve ter o tubo ventilador para a entrada de ar da atmosfera para dentro das instalações, como para saída do ar proveniente do esgoto. Em um edifício com mais de um pavimento, esse tudo denomina-se “coluna de ventilação”, com sua extremidade superior de no mínimo a 30 cm, aberta à atmosfera. É importante que os tubos ou colunas de ventilação possuam “terminais de ventilação”, para impedir a entrada de água das chuvas, folhas e outros, pois pode ocasionar o entupimento da tubulação de ventilação e, consequentemente, o retorno dos gases que provocam o mau cheiro.

É importante ressaltar que o estudo das patologias frequentes em sistemas prediais hidráulico-sanitários não reside somente na atuação corretiva, mas na possibilidade da atuação preventiva, especialmente quando elas têm por causa falhas no processo de produção dos respectivos projetos de engenharia.

A LALM ENGENHARIA presta serviços de REFORMAS E CONSTRUÇÕES, desde o projeto arquitetônico até a conclusão da obra. Entre em contato conosco para REFORMAR, PROJETAR E CONSTRUIR - (31)99963-6411 ou (35)99962-6410.

 

http://www.forumdaconstrucao.com.br/


Conheça seis manifestações patológicas nas instalações hidráulico-sanitárias

Mais queridinhas

Drenagem urbana em terreno declive
Construção

Drenagem urbana em terreno declive

Leia Mais →
Cargos e funções da construção civil na obra
Construção

Cargos e funções da construção civil na obra

Leia Mais →
4 dúvidas comuns sobre selantes PU
Construção

4 dúvidas comuns sobre selantes PU

Leia Mais →
Tubulões a céu aberto
Construção

Tubulões a céu aberto

Leia Mais →
Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?
Construção

Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?

Leia Mais →