O concreto usinado é um tipo de concreto produzido em uma central em que a dosagem dos materiais utilizados é feita de forma controlada e monitorada. Dessa forma, espera-se que a qualidade do concreto seja maior do que o concreto rodado em obra.
A mistura de cimento, agregados e água para a obtenção do concreto usinado é realizada em usinas de concreto e, de acordo com a NBR 7212/2012 (Execução de concreto dosado em central – Procedimento), pode ser transportada para as obras em caminhões betoneiras ou em veículos que não possuem equipamentos de agitação.
A unidade de volume de entrega é o metro cúbico (m³) e deve ser medida após o adensamento e enquanto estiver fresco.
Vantagens do concreto usinado para suas obras
Requer menos pessoas no canteiro de obras para trabalhar durante a aplicação. Isso representa um ganho, afinal, se você trabalha com empreiteiros terceirizados, pode reduzir a contratação. Se tem equipe própria, pode alocar os trabalhadores para outras obras ou outras funções da mesma obra, a fim de ganhar tempo.
Menos pessoas no canteiro facilita a organização. Quanto menos gente, menos bagunça e maior agilidade a obra ganha.
Com os trabalhadores sem distrações e uma aplicação fluida do concreto usinado existe uma maior produtividade.
O custo-benefício do concreto usinado se prova melhor, pois além de garantir maior produtividade e melhor uso dos recursos, ele tem uma função estrutural mais garantida
O fato de que a mistura é feita em ambiente industrial, com processos calculados e testados, faz muita diferença sobre a capacidade estrutural adequada, à medida que o tempo passa, a mais garantia de que as estruturas permaneçam sólidas e se mantenham apenas com uma boa manutenção preventiva.
Diferenças do concreto usinado para o concreto virado em obra
O concreto usinado oferece mais resistência por um custo menor. Além de se considerar a mistura em si, o processo de aplicação é mais rápido e organizado. Afinal, temos menos tempo de aplicação, menos pessoas no canteiro e uma mistura melhor.
Por se tratar de uma solução industrial, a homogeneidade é bem maior do que do concreto virado em obra, que se trata de uma composição muito mais artesanal.
Na dosagem feita em central não há diferença entre um caminhão de concreto e outro, é sempre a mesma composição, na mesma quantidade.
A composição industrial pesa na balança a favor do concreto usinado. Quando a dosagem é virada em obra, o controle de água não é tão preciso quanto na usina, e isso pode fazer com que a mistura enfraqueça.
O concreto usinado é feito para garantir que a capacidade estrutural que promete seja mantida sempre. Isso o torna uma escolha mais precisa e segura.
Por fim, o concreto usinado é uma ótima opção para obras. Seu custo-benefício é maior, suas propriedades são mais seguras e suas características gerais não fogem do que os trabalhadores já conhecem e estão acostumados. Assim, é uma mudança fácil de fazer e que trará resultados rápidos para o empreendimento.
Fonte: Sienge e Escola Engenharia