Canteiro de obras é a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra e é composto por áreas de vivência e áreas operacionais.
O canteiro de obras deve ser planejado e projetado antes mesmo do início da construção de qualquer edificação. Esse processo otimiza o espaço de trabalho e possibilita maior eficiência e segurança para a obra.
Tipos de canteiros:
Principais elementos de um canteiro de obras
Os componentes que irão compor o canteiro de obras são divididos em áreas de vivência e áreas operacionais, esses componentes dependem do porte da obra e serão dimensionados pelo engenheiro de acordo com as especificações da norma e necessidade da obra.
Vestiários; Instalações sanitários; Refeitório; Área de lazer; Alojamento (apenas se os funcionários residirem na obra); Ambulatório (em obras com 50 ou mais operários).
Escritórios; Portaria; Almoxarifado; Depósitos; Central de concreto; Central de argamassa; Central de armação...Entre outros.
Como projetar um canteiro de obras?
As principais normas para o planejamento do canteiro de obras são a NR 18 e a NBR 12284 (NB 1367).
O projeto de um canteiro de obras inicia-se pelo posicionamento de todos os elementos que irão compor a obra, para isso, o engenheiro considera os principais fatores que são: cronograma, orçamento, histograma, programa de necessidades, restrições do terreno e definições técnicas.
Este projeto deve atender todas as etapas da construção, desde a limpeza do terreno e a execução da fundação até os revestimentos finais. Deve levar em conta também a logística e a segurança.
Fonte: Singe e Escola Engenharia