Balancim tem como sua função na construção civil, a de ser uma plataforma de suspensão utilizada para trabalhos de construção e manutenção em fachadas de edifícios. Eles nada mais são do que andaimes suspensos, que podem ser elétricos ou manuais, bastante utilizados na construção civil para reformas, limpezas, acabamentos de fachadas e outros reparos. Apesar de ser muito conhecido pelos profissionais do setor, o balancim demanda certas precauções para sua perfeita utilização.
Existem três tipos de balancim, cada um voltado para um tipo de serviço. Conheça quais são eles:
Balancim elétrico: Utilizado em trabalhos de construção em geral, esse tipo de balancim é composto por vigas metálicas de sustentação, cabos de aço e estrutura da plataforma de trabalho, com piso antiderrapante. Sua movimentação vertical é feita por 2 ou 3 guinchos motorizados instalados nas cabeceiras.
Ele é usado para pintura e revestimento de fachadas, instalação de dutos e tubulações, obras de reformas em geral, manutenções prediais, industriais e residenciais e montagem de estruturas metálicas e pré-moldadas.
Sua maior vantagem é a produtividade dos operadores, que se deslocam rapidamente e com segurança enquanto trabalham. Além disso, ele é muito versátil e pode ser acionado manualmente em caso de falta de energia.
Balancim Leve Passante: O balancim manual ou “cabo passante” é muito leve e prático de montar. Sua movimentação é feita através de manivelas acionadas pelo operador. Suas plataformas modulares permitem a montagem em formato de “L”, como na imagem.
Ele é utilizado para reformas e manutenções em fachadas, acabamentos, lavagem, instalação de dutos e tubulações, colocação de vidros em edifícios, obras em geral e montagem de estruturas metálicas e pré-moldadas.
Ele é muito seguro e fácil de operar, proporcionando praticidade, conforto e segurança ao operário. Seu sistema trava-quedas automático utiliza cabo de aço independente do sistema de tração.
Balancim individual: A chamada “cadeirinha” é utilizada para deslocamentos rápidos e de simples manuseios. Para seu integral funcionamento, é preciso total atenção às regras de segurança.
Utilizado principalmente em locais de difícil acesso, o balancim individual tem capacidade de até 120 kg. Sua fixação é feita através de ganchos, vigas ou sistemas contrapeso.
Equipamentos de Proteção Individual
Sem dúvidas, o mais importante após a montagem das estruturas é a distribuição de EPI’s (equipamentos de proteção individual) e treinamento para os trabalhadores.
Fazem parte dos EPI’s os capacetes, cintos de segurança, óculos de proteção, botas, macacão, luvas, protetores auriculares etc.
O treinamento deve identificar os riscos inerentes, além de características específicas do ambiente de trabalho. Mas, sempre que se fizer necessário, ele deve ser repetido, de forma a melhorar a proteção contra acidentes.
Além disso, é fundamental que sejam respeitadas as condições climáticas, evitando assim o uso em dias de muito frio ou chuva.
Finalmente, lembre-se que é proibido utilizar escadas ou outros elementos que permitam acessar pontos mais altos da obra em cima do balancim.
A LALM ENGENHARIA presta serviços de REFORMAS E CONSTRUÇÕES, desde o projeto arquitetônico até a conclusão da obra. Entre em contato conosco para REFORMAR, PROJETAR E CONSTRUIR - (31)99963-6411 ou (35)99962-6410.