A escolha certa do terreno para construção

08/06/2022 16h20 - Atualizado em 08/06/2022 16h16 por JesicaAdmin

A escolha do terreno é uma das etapas mais importante para construir a casa dos seus sonhos. Analisar todos os pontos positivos e negativos dos terrenos disponíveis e decidir qual será a melhor escolha requer muita atenção e cuidados.

1.Topografia

A topografia é um dos itens que mais influência no custo da construção. Quanto maior for a inclinação do terreno, maior serão os gastos com movimentação de terra, fundações e até muros de arrimo.

Terreno plano: são aqueles em que a frente o fundo do terreno tem praticamente o mesmo nível da rua.

Terreno com aclive: são aqueles em que o fundo do terreno é mais alto do que a rua. Construir neste tipo de terreno dará maior destaque visual a sua casa.

Terreno com declive: são aqueles em que o fundo do lote é mais baixo que a rua. Construir neste tipo de terreno dará maior privacidade para os quartos, quintal e área de lazer. Porém será necessário buscar soluções para a saída de esgoto e águas pluviais.

Por outro lado, os terrenos mais íngremes costumam custar menos que os planos e permitem visuais bem interessantes quando a construção é bem pensada. Mas, geralmente para acomodar a casa em desnível é preciso fazer alguns degraus. Então, se você quer uma casa térrea, pense bem antes de comprá-lo!

2.Tipo de solo

O tipo de solo do terreno também é uma característica importante a ser avaliada. Antes de comprar o terreno você deve perguntar qual o tipo de solo para a construtora responsável pelo loteamento e observar se há presença abundante de pedras ou água.

Terrenos com muitas pedras geralmente tem solo duro e de difícil escavação para as fundações. Já terrenos com umidade excessiva causam muitas dores de cabeça com infiltrações e umidade.

Evite comprar terrenos em aterro sanitários, pois a estrutura do solo é muito fraca, aumentando os custos com fundações. Fuga também de lotes com solo encharcado ou com lençol freático muito próximo.

  1. Luz Solar

Na hora de escolher o terreno, veja onde o sol nasce e onde ele se põe. O melhor é deixar os quartos voltados para o nascer do sol. Então veja se a face voltada para o sol nascente fica num bom lugar do terreno ou se ela está virada para um prédio alto que faz sombra no terreno. Veja também se não um terreno vizinho vazio que pode roubar seu sol mais para a frente.

Frente para o sul: não recebe incidência direta do sol

Frente para o norte: recebe mais luz durante o dia

Frente para o leste: recebem o sol da manhã

Frente para o oeste: recebem o sol da tarde

4.Localização

Analisar as necessidades da sua família é fundamental para você saber quais serviços são importantes para se ter perto e quais você quer manter distância da sua casa.

Os tipos de serviços que você pode avaliar são: escolas, universidades, supermercados, farmácias, shoppings, conveniências, parques, comércios, bancos, hospitais, restaurantes, bares, casas noturnas e transporte público. Outro aspecto muito importante relacionado a localização é a segurança, assim como a localização do terreno dentro da quadra, ou seja, se o terreno é de esquina ou não. Lotes de esquina proporcionam vantagens quanto a iluminação natural e ventilação, mas por outro lado você aproveita menos o espaço do terreno devido a necessidade de uma área maior de muros e calçadas. Evite terrenos em locais de riscos de enchentes e em Área de Preservação Permanente (APP).

5.Tamanho

Cuidado com terrenos muito estreitos porque, em geral, você é obrigado a deixar um recuo lateral, ou seja, você não poderá ocupar toda a largura do terreno. Quem determina isso é a Lei de Uso e Ocupação do Solo de cada município.


Em geral, a largura da frente do terreno é valorizada e corresponde a 30% do preço do lote. Quanto maior a frente, mais caro. E se for de esquina, mais caro também, pois são mais opções de projeto, de insolação e de ventilação. Embora seja mais caro, pode valer a pena porque você conseguirá aproveitar melhor o terreno.

 

  1. Legislação

A lei de zoneamento municipal divide a cidade em áreas e determina o que pode ser construído em cada uma delas. Geralmente, a lei de zoneamento determina para cada região os tipos de construções (residências, prédios, comércios ou indústrias) e as regras de uso e ocupação do solo. As exigências mais comuns das prefeituras são:

  • Recuos laterais e frontais: determina quantos metros você deverá deixar sem construção na frente e laterais do seu terreno.
  • Taxa de ocupação: determina a percentual do terreno que você poderá construir.
  • Coeficiente de aproveitamento: determina quantidade máxima de metros quadrados que você poderá construir somando todos os pavimentos.
  • Altura máxima: determina a altura máxima da sua casa a partir do nível da rua.
  1. Mata Nativa

Veja se o terreno tem muitas árvores. Se você quiser retirar algumas no local onde vai fazer a casa, verifique na prefeitura se aquele terreno tem restrições. As árvores nativas são protegidas por diversas leis e você precisará pedir uma licença se quiser cortar. Ou, o melhor seria planejar a construção sem derrubar nenhuma das árvores, fazendo um projeto em que elas fiquem bem integradas à casa.

Há também locais de preservação ambiental que não podem ser desmatados e construídos e faixas próximas a rios que devem ser preservadas. Se informe.

  1. Infraestrutura

É importante analisar a infraestrutura disponível no loteamento e na região que o lote irá ser adquirido. Os itens básicos que você deve avaliar são:

  • Asfalto
  • Coleta de lixo
  • Iluminação das ruas
  • Rede de água e esgoto
  • Energia elétrica
  • Gás encanado
  • Telefonia e internet

Se o terreno for em condomínio, procure saber também sobre: portaria, segurança, área de lazer, salão de festas, espaço gourmet, playground, quadras esportivas e piscinas.

  1. Preço

Não existe uma fórmula matemática para determinar o preço por m². Os preços variam de região para região conforme a oferta e demanda. Mas as duas características que mais influenciam na valorização do terreno são:

Localização: muitos apontam está como sendo a característica que mais influência no preço. Lotes próximos a área centrais ou com mais serviços próximos tendem a ser mais valorizados.

Infraestrutura: ter acessos aos serviços básicos, como coleta e lixo e água e esgoto etc. Também influenciam bastante no preço.

Por outro lado, a característica que mais reduz o valor do imóvel é a inclinação excessiva.

10.Documentação

Para efetuar a compra, não basta analisar só as características acima. Antes de comprar o terreno você deve verificar a documentação do lote e a idoneidade do proprietário atual. Os documentos que você deve analisar são:

Certidão Viterária: informa tudo que aconteceu com o terreno nos últimos 20 anos relacionado aos proprietários e dividendos.

Certidão negativa de débitos: informa se não há pendências do atual proprietário junto a Prefeitura.

Planta do loteamento: informa os tipos de construções que podem ser realizadas, recuos exigidos e demais requisitos.

Estando tudo certo, para efetuar a compra você irá precisar dos seguintes documentos para passar o terreno para o seu nome no Cartório de Registros de Imóveis da sua cidade:

  • Contrato de compra e venda
  • Escritura do terreno
  • Comprovante de pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Fonte: Construindo Casas e Fórum da construção


A escolha certa do terreno para construção

Mais queridinhas

Drenagem urbana em terreno declive
Construção

Drenagem urbana em terreno declive

Leia Mais →
Cargos e funções da construção civil na obra
Construção

Cargos e funções da construção civil na obra

Leia Mais →
4 dúvidas comuns sobre selantes PU
Construção

4 dúvidas comuns sobre selantes PU

Leia Mais →
Tubulões a céu aberto
Construção

Tubulões a céu aberto

Leia Mais →
Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?
Construção

Platibanda e Beiral: Qual a diferença e como utilizar em seu projeto?

Leia Mais →